A EOS C300 Mark III vem munida com o novo sensor 4K CMOS DGO (Dual Gain Output) e permite a gravação de multiplos formatos até 4K120 em Cinema RAW Light.
Juntamente com o lançamento desta câmera de cinema, a Canon também anunciou uma nova lente 25-250mm CINE-SERVO e algumas atualizações de firmware
Canon EOS C300 Mark III
A nova EOS C300 Mark III incorpora um sensor APS-C (Super35) DGO recem desenvolvido que deverá fornecer imagens muito nítidas em baixa luminosidade, assim como um bom HDR. DGO é a abreviação de Dual Gain Output e é uma tecnologia nova da Canon usada no sensor para aumentar seu Range Dinâmico.

Novo sensor Dual Gain Output (DGO)
Cada pixel no sensor é lido com dois níveis de amplificação diferentes, um alto e um baixo, sendo então combinados para fazer uma imagem única. A leitura mais amplificada é otimizada para capturar com mais nitidez detalhes em áreas escuras, enquanto que a leitura menos amplificada é otimizada para obter os detalhes em áreas de maior luminosidade.
Quando combinados, os detalhes das áreas de maior e menor luminosidade são não somente preservados, como aprimorados. De acordo com a Canon, o novo sensor é capaz de obter 16+ stops de Range Dinâmico.
A tecnologia DGO funciona em todos os níveis de ISO e deve ajudar a reduzir o ruído em níveis de ISO mais altos, melhorando a capacidade de operação da câmera em abientes de baixa luminosidade.
Autofocus
Outra boa notícia é a compatibilidade do sensor DGO com o sistema Canon Dual Pixel CMOS Autofocus, muito popular entre filmmakers pela sua confiabilidade. O Dual Pixel Autofocus trabalha em qualquer frame rate e qualquer resolução, independente do codec utilizado. A única limitação é quanto a lente está com abertura por volta de f/13, aí o sistema de autofocus não consegue contraste suficiente para trabalhar precisamente.

A câmera também fornece um recurso de guia para utilizar o Dual Pixel Focus no modo manual, avisando ao usuário em qual direção deve girar a lente. Esse recurso também funciona com a linha de lentes Canon Cine Prime.
Até 4K 120fps em Cinema Raw Light
A EOS C300 Mark III consegue gravar internamente 4K Cinema Raw Light em até 120fps. Conhecido através da EOS C200, o Cinema RAW Light é um formato da Canon que oferece os recursos de uma gravação RAW, porém em um arquivo menor. Alem disso a EOS C300 Mark III pode gravar internamente em XF-AVC em 4K DCI e UHD em 4:2:2 10bit, assim com 2K e Full HD
Para gravação não-RAW em XF-AVC, usuários podem selecionar ALL-I ou Long GOP para captar com alta compressão, otimizando o workflow e garantindo um tempo maior de gravação. Quando filmado em 2K ou Full HD em Super 35mm, obtem-se todo o potencial do sensor 4K. A gravação é reduzida internamente para captar as cenas na resolução selecionada pelo usuário sem cropping no sensor. Em 2K com Crop de Super 16mm, é possível aumentar o frame rate até 180fps.
Opções de gravação disponíveis:
- 4K Cinema RAW Light 10-bit ou 12-bit
- 2K RAW em Super 16mm Crop, 10-bit ou 12-bit, até 180fps
- XF-AVC (MXF), 4:2:2 10-bit ALL-I oo LongGOP
- Até 120P 4K RAW ou XF-AVC , ou até 180P em Super 16mm crop 2K/FHD.
Em termos de suporte de cartão de gravação, a câmera possui dois slots CF Express e um slot SDXC. Os dos CF Express permitem gravação simultânea de dois streams em RAW Light ou XF-AVC. Adicionalmente, tanto em RAW quanto em XF-AVC, a câmera permite também a gravação simultânea de arquivos proxy em um cartão SD.

Assim como na EOS C500 Mark II, a câmera possui um sistema de eletrônico de estabilização de imagem em 5 eixos. Utilizando as lentes EF que fornecem dados EXIF, o sistema consegue reconhecer automaticamente a distancia focal e configurar a estabilização. Com lentes PL, a distancia focal precisa ser fornecida manualmente, para o sistema de estabilização funcionar corretamente
A EOS C300 Mark III possui um design customizável, parecido com a EOS C500 Mark II. Existem duas unidades opcionais de expansão para a câmera (EU-V1 e EU-V2). Ambos servem também para a EOS C500 Mark II e possuem terminais de conexão adicionais para o corpo da câmera, expandindo a sua compatibilidade para vários estilos de filmagem.
Adicionalmente, a montagem das lentes pode variar entre EF, PL e EF Cinema Lock sem a necessidade de se enviar a câmera para um serviço autorizado. Isso sem dúvida acrescenta uma flexibilidade adicional
Canon EOS C300 Mark III Specs
- Novo sensor Super 35mm 4K CMOS DGO (Dual Gain Output)
- 16+ stops de dynamic range
- ISO Nativo em 800
- Montagem de lentes (EF, PL or EF Cinema Lock)
- Desenho flexivel e modular. permitindo a utilização de módulos opcionais e EVF (Electronic View Finder).
- Canon EOS C300 Mark III Digital Cinema Camera Body (EF Lens Mount)Sale Product on sale
Agradecemos a colaboração da Cinema 5D na elaboração deste arquivo